Comemora-se anualmente, no dia 3 de dezembro, o “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”.
Na semana de 4 a 8 de dezembro, nas Escolas do Agrupamento, todos os alunos, professores, assistentes operacionais e encarregados de educação foram convidados pelo Departamento de Educação Especial a participar e refletir em diferentes atividades desenvolvidas sobre esta temática sensibilizando, assim, toda a comunidade educativa.
No ensino pré-escolar, foram dinamizadas, no contexto do CAA, atividades de leitura e exploração de contos alusivos à temática da diferença e inclusão, explorando sistemas alternativos de comunicação e escrita com símbolos.
Na Escola Básica do Bom Sucesso, lançou-se o desafio de usar meias de pares diferentes com o propósito de sensibilizar para algo que não parece comum, que é “diferente”. Foram enviadas às famílias sugestões de histórias e vídeos e, em casa, foi decorada uma meia de cartão, posteriormente pendurada num estendal comum na Escola.
Os alunos da Escola Gomes Teixeira elaboraram um cartaz para a entrada da escola. No dia 5 de dezembro, alguns alunos deslocaram-se à escola sede para participar nas atividades desportivas, juntamente com turmas desta escola, organizadas pela ANDDI. Esta experiência não promoveu apenas a importância da prática de atividade física, mas também evidenciou que a paixão pelo desporto é universal, independentemente das habilidades físicas.
Na entrada da Escola Secundária Infante D. Henrique, esteve em exibição uma curta metragem. Esta também foi apresentada às turmas, onde se explorou o tema da deficiência em palavras chave, elaborando um cartaz comum. Os alunos da sala especializada de ensino estruturado realizaram umas pulseiras que distribuíram aos colegas.
Nas 3 escolas foram elaborados painéis e os alunos foram sensibilizados para a importância da aceitação das diferenças.