OFERTA DE FORMAÇÃO

Curso Profissional Técnico de Eletrotecnia

Descrição da Qualificação

Organizar, orientar e executar, a instalação, manutenção e reparação de máquinas e instalações elétricas de utilização, de baixa e média tensão e de distribuição de energia elétrica, instalações de telecomunicações em edifícios, de automação e comando, força motriz, sinalização e proteção, de acordo com as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho, de proteção ambiental e regulamentos específicos em vigor.

OBSERVAÇÕES:

Esta qualificação permite o acesso a uma profissão/atividade profissional regulamentada

Perfil Profissional

O que faz?

  1. Preparar e organizar o trabalho a fim de efetuar a instalação, manutenção e/ou reparação de instalações elétricas de utilização de baixa e média tensão, de alimentação, automação e comando, força motriz, sinalização e proteção, de distribuição de energia elétrica e instalações de telecomunicações em edifícios.
  2. Analisar projetos e desenhos esquemáticos de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações elétricas e de instalações de telecomunicações em edifícios, nomeadamente, instruções técnicas, regulamentação específica e manuais de fabricante, a fim de proceder à sua instalação, manutenção ou reparação;
  3. Verificar e preparar os equipamentos, as ferramentas e os materiais adequados à instalação e/ou reparação de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações elétricas de utilização de baixa e média tensão, de alimentação, automação e comando, força motriz, sinalização e proteção, de distribuição de energia elétrica e instalações de telecomunicações em edifícios.
  4. Orientar e/ou efetuar a instalação de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações elétricas de utilização de baixa e média tensão, de alimentação, automação e comando, força motriz, sinalização e proteção e de distribuição de energia elétrica, de acordo com as instruções técnicas e plano de instalação.
  5. Efetuar a montagem e a ligação dos equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações elétricas de utilização de baixa e média tensão, de alimentação, automação e comando, força motriz, sinalização e proteção e de distribuição de energia elétrica, de acordo com as instruções técnicas, manuais de fabricante e plano de instalação;
  6. Efetuar ensaios e colocar em funcionamento os equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações elétricas de utilização de baixa e média tensão, de alimentação, automação e comando, força motriz, sinalização e proteção e de distribuição de energia elétrica, verificando a operacionalidade dos sistemas, efetuando as correções e regulações necessárias, a fim de garantir o seu correto funcionamento.
  7. Orientar e/ou efetuar manutenções preventivas e corretivas em equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações elétricas de utilização de baixa e média tensão, de alimentação, automação e comando, força motriz, sinalização e proteção e de distribuição de energia elétrica, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de otimizar o seu funcionamento, assegurando a qualidade do serviço prestado, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
  8. Verificar, periodicamente, quando planeado, as condições de funcionamento e diagnosticar eventuais deficiências e/ou avarias de máquinas, equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações elétricas, efetuando os ensaios e as medições adequadas;
  9. Reparar e/ou corrigir deficiências em máquinas elétricas, equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações elétricas, substituindo e/ou reparando os componentes e equipamentos danificados, a fim de garantir o seu correto funcionamento e os padrões de qualidade exigidos.
  10. Efetuar a instalação de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, de acordo com as instruções técnicas, regulamentação específica e manuais de fabricante, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
  11. Instalar equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, executando a instalação dos sistemas de gestão técnica centralizada em edifícios, de acordo com a regulamentação específica e as instruções planeadas;
  12. Colocar em funcionamento os equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios e efetuar os ensaios adequados, a fim de garantir o seu correto funcionamento e os padrões de qualidade exigidos.
  13. Efetuar manutenções preventivas e corretivas de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de assegurar o seu correto funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
  14. Diagnosticar anomalias, deficiências e/ou avarias em equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, efetuando testes de funcionamento, a fim de identificar falhas ou confirmar anomalias detetadas pelo cliente e/ou serviço;
  15. Corrigir deficiências em equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, efetuando a respetiva correção necessária para o seu adequado funcionamento.
  16. Efetuar orçamentos relativos à execução, manutenção e/ou reparação de instalações elétricas, efetuando, nomeadamente, os cálculos de materiais, equipamentos, mão de-obra e tempos de trabalho.
  17. Prestar assistência técnica a clientes esclarecendo possíveis dúvidas sobre o funcionamento de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações elétricas intervencionadas.
  18. Elaborar relatórios e preencher documentação técnica relativa à atividade desenvolvida.

Que Competências tem?

Conhecimentos

  1. Noções de:
    1. Soldadura
    2. Inglês técnico
    3. Orçamentação
    4. Informática na ótica do utilizador.
  2. Conhecimentos de:
    1. Matemática.
    2. Física e Química.
    3. Desenho esquemático.
    4. Electrónica analógica e digital.
    5. Optoelectrónica.
    6. Fibras óticas.
    7. Técnicas de manutenção.
    8. Electromecânica.
    9. Máquinas elétricas.
    10. Automatismos eletromecânicos.
    11. Automação e programação com autómatos programáveis.
    12. Sistemas de refrigeração e aquecimento.
    13. Infraestruturas de telecomunicações em edifícios (ITED).
    14. Produção, transporte, transformação e distribuição de energia elétrica.
    15. Normas e padrões de qualidade.
    16. Aparelhos de teste e de medida – características e aplicações.
    17. Planeamento e organização do trabalho.
    18. Gestão de equipas.
    19. Segurança, higiene, saúde e proteção ambiental aplicadas à atividade profissional.
    20. Legislação aplicada à atividade profissional.
    21. Projetos de instalações elétricas e sistemas elétricos industriais.
    22. Tipologia e funcionamento de instalações, máquinas e sistemas elétricos e eletrónicos.
    23. Tipologia e caracterização dos materiais e ferramentas aplicados à instalação, manutenção e
    24. Reparação de instalações, máquinas e sistemas elétricos e eletrônicos.
    25. Tipologia e funcionamento de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios.

Conhecimentos aprofundados de:

  1. Eletricidade.
  2. Tecnologia e características das ferramentas e materiais utilizados em eletricidade.
  3. Esquemas elétricos de comando e potência.
  4. Normas e regulamentos aplicáveis em instalações elétricas e na instalação, manutenção e reparação de máquinas e equipamentos e sistemas elétricos e eletrônicos.
  5. Tecnologia dos equipamentos e ferramentas utilizados na instalação, manutenção e reparação de instalações, máquinas e sistemas elétricos e eletrônicos.
  6. Técnicas de instalação e ensaio de equipamentos, instalações, máquinas e sistemas elétricos e eletrônicos.
  7. Técnicas de reparação de equipamentos, instalações, máquinas e sistemas elétricos e eletrónicos.
  8. Técnicas de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos, instalações, máquinas e sistemas elétricos e eletrônicos.
  9. Princípios de funcionamento e regulação de instalações, máquinas e sistemas elétricos e eletrónicos.
  10. Princípios de funcionamento e regulação de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações de telecomunicações em edifícios.
  11. Tecnologias dos equipamentos e ferramentas utilizadas na instalação, manutenção e reparação de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações de telecomunicações em edifícios.
  12. Técnicas de instalação e ensaio de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios.
  13. Técnicas de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios.
  14. Aptidões
  15. Selecionar componentes, materiais e equipamentos, com base nas suas características tecnológicas e de acordo com as normas e os regulamentos existentes.
  16. Identificar e avaliar as propriedades, características e aplicações dos materiais, ferramentas, instrumentos e equipamentos utilizados na instalação, manutenção e reparação de instalações elétricas, máquinas e equipamento elétrico e eletrónico.
  17. Interpretar e utilizar manuais, esquemas e outra literatura técnica fornecida pelos fabricantes.
  18. Interpretar anomalias de funcionamento de equipamento eletrónico industrial e formular hipóteses de causas prováveis.
  19. Aplicar e respeitar as normas e os regulamentos relacionados com a atividade que desenvolve.
  20. Aplicar e respeitar as normas de proteção do ambiente e de prevenção, higiene e segurança no trabalho.
  21. Interpretar e avaliar o funcionamento e utilizar as técnicas de reparação de pequenas instalações de baixa e média tensão, de alimentação, utilização, força motriz, automação e comando e de sinalização e proteção.
  22. Identificar e interpretar as características e os princípios de funcionamento de equipamentos e sistemas elétricos/eletrónicos, industriais e de automação e comando.
  23. Propor a racionalização de energia elétrica e a utilização de fontes de energia alternativas.
  24. Avaliar os princípios básicos da luminotecnia.
  25. Interpretar projetos e esquemas de instalações elétricas e de comunicações em edifícios.
  26. Interpretar anomalias de funcionamento de instalações elétricas, máquinas e equipamento elétrico e eletrónico e formular hipóteses de causas prováveis.
  27. Avaliar as necessidades da manutenção preventiva e corretiva de instalações elétricas, máquinas e equipamento elétrico/eletrónico.
  28. Definir os métodos de trabalho, os meios humanos e materiais necessários à instalação, manutenção e reparação de instalações elétricas e equipamento elétrico/eletrónico.
  29. Utilizar os métodos e as técnicas de verificação e ensaio do funcionamento de máquinas e equipamento elétrico/eletrónico.
  30. Orientar tecnicamente os trabalhos de instalação, manutenção e reparação de máquinas e equipamento elétrico/eletrónico.
  31. Utilizar os processos e as técnicas de instalações de baixa e média tensão de alimentação, força motriz, automação e comando, sinalização e proteção e os processos e as técnicas associados às operações de manutenção e reparação.
  32. Utilizar os métodos e as técnicas de ensaio, aferição e calibração de equipamentos, máquinas, instrumentos e acessórios elétricos industriais.
  33. Interpretar os resultados de testes, ensaios, aferição e calibração de instrumentos, máquinas e equipamentos elétricos.
  34. Utilizar os métodos e as técnicas de estimativas de custos e de elaboração de orçamentos relativos a instalações elétricas e à sua reparação.
  35. Utilizar os processos e as técnicas de instalação de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações de telecomunicações em edifícios.
  36. Utilizar os métodos e as técnicas de verificação e ensaio do funcionamento e diagnóstico de deficiências de instalações de telecomunicações em edifícios.
  37. Utilizar os processos e as técnicas associados às manutenções preventivas e corretivas em equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações de telecomunicações em edifícios.
  38. Utilizar a documentação técnica respeitante à atividade desenvolvida e os procedimentos relativos à elaboração de relatórios.

Atitudes

  1. Trabalhar em equipas multidisciplinares e multifuncionais.
  2. Comunicar conceitos e ideias de forma clara.
  3. Adaptar-se aos novos materiais, processos e tecnologias de conceção e produção.
  4. Integrar as normas e procedimentos de segurança, higiene e saúde no exercício da sua atividade profissional.
  5. Agir com iniciativa e demonstrar capacidade de análise no sentido de encontrar soluções na resolução de problemas técnicos.
  6. Interagir com outros intervenientes no processo de instalação e/ou manutenção e reparação, de forma a responder às solicitações do serviço.
  7. Demonstrar criatividade, autonomia e espírito inovador.

EB1JI Bom Sucesso

1º Ciclo: 1º, 2º, 3º e 4º Anos

EB23 Gomes Teixeira

2º Ciclo: 5º e 6º Anos
3º Ciclo: 7º, 8º e 9º Anos

EBS Infante D. Henrique

Secundário: 10.º, 11.º e 12.º anos