(Não disponível este ano letivo)
Descrição da Qualificação
Efetuar a análise de sistemas, a gestão de base de dados, desenvolver aplicações e proceder à instalação e manutenção de equipamentos e aplicações informáticas de escritório, utilitários e de gestão, assegurando a otimização do seu funcionamento e respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho e de proteção do ambiente.
Perfil Profissional
O que faz?
- Efetuar a instalação e manutenção de computadores e sistemas operativos, aplicando as técnicas e procedimentos de gestão e organização da informação, tendo em conta a otimização do seu funcionamento.
- Instalar, reparar e efetuar a manutenção de computadores e outros equipamentos informáticos, com vista a assegurar o funcionamento dos mesmos;
- Instalar, configurar, operar e efetuar a manutenção de sistemas operativos e software utilitário, de acordo com o perfil de cada utilizador;
- Proceder a operações de gestão e organização da informação, tendo em conta as necessidades dos utilizadores e a eficácia do funcionamento dos equipamentos informáticos.
- Instalar, configurar e operar com software de escritório, nomeadamente, editar documentos e folhas de cálculo e elaborar apresentações gráficas.
- Efetuar a instalação e a manutenção operacional de aplicações de gestão administrativa, incluindo a administração de software de gestão de base de dados.
- Efetuar a instalação, configuração, operação e manutenção de computadores e impressoras em redes locais.
- Instalar, configurar e efetuar a manutenção do equipamento ligado em rede;
- Instalar, configurar e efetuar a manutenção do equipamento ligado à rede Internet, por meio de routers ou rede local.
Que Competências tem?
Conhecimentos
- Noções de:
- Língua inglesa.
- Ambiente, segurança, higiene e saúde respeitantes à atividade profissional.
- Legislação aplicada à atividade profissional.
- Comunicação e relações interpessoais.
- Gestão e organização da informação.
- Microinformática.
- Conhecimentos de:
- Tecnologia Hardware e funcionamento de redes locais.
- Internet – evolução, aplicações, sistemas de pesquisa e tipos de sites.
- Sistemas de gestão de base de dados.
- Conhecimentos aprofundados de:
- Sistemas operativos – instalação, configuração e manutenção.
- Redes locais e Internet – instalação, configuração e manutenção.
- Aplicações informáticas de escritório – processamento de texto, folha de cálculo e apresentação gráfica.
- Aplicações de gestão administrativa – instalação, configuração e manutenção operacional.
Aptidões
- Identificar e selecionar os diferentes equipamentos e aplicações informáticas adequadas à gestão de escritórios.
- Utilizar os equipamentos e as aplicações informáticas de acordo com as tarefas a realizar no escritório.
- Aplicar os procedimentos e as técnicas de gestão para a organização da informação.
- Utilizar as técnicas de instalação, configuração e manutenção de equipamentos informáticos.
- Utilizar as técnicas de instalação, configuração e manutenção de sistemas operativos e de software utilitário.
- Utilizar as técnicas de instalação e configuração de software de escritório.
- Utilizar as técnicas de instalação, configuração e manutenção de aplicações de gestão administrativa.
- Utilizar o software de gestão de base de dados.
- Utilizar as técnicas adequadas à informática em escritórios e em mobilidade.
- Utilizar as técnicas de instalação, configuração e manutenção de equipamentos em redes locais.
- Utilizar as técnicas adequadas à instalação, configuração e manutenção das ligações à Internet.
- Aplicar as normas de segurança, higiene e saúde e de proteção do ambiente no exercício da sua atividade profissional.
Atitudes
- Trabalhar em equipa.
- Estabelecer relações técnicas e funcionais com áreas adjacentes e complementares à sua área de trabalho.
- Demonstrar iniciativa no sentido de encontrar soluções adequadas na resolução de situações concretas.
- Adaptar-se à evolução dos procedimentos e das tecnologias.