A adoção dos manuais escolares, precedida de análise é realizada de acordo com os critérios de apreciação emanadas da Direção-Geral da Educação, os quais diferem consoante se trate de manuais escolares certificados ou de manuais escolares não certificados, disponibilizado no “Sistema de Informação de Manuais Escolares/Módulo de Apreciação, Seleção e Adoção de Manuais Escolares”.
Os docentes fazem uma apreciação das quatro componentes de análise globais. Para atribuir uma menção qualitativa a cada componente global deverão ser tidas em consideração as respetivas componentes específicas.
Consideram-se componentes de análise globais “Organização e Método”, “Informação e Comunicação”, “Caraterísticas Materiais” e “Adequação ao Projeto Educativo de Escola” , sendo estas subdivididas nas componentes de análise específicas discriminadas em cada um dos quatro itens.
1º Ciclo: 1º, 2º, 3º e 4º Anos
2º Ciclo: 5º e 6º Anos
3º Ciclo: 7º, 8º e 9º Anos
Secundário: 10.º, 11.º e 12.º anos